25 de maio de 2024

Inclusão escolar: direitos e deveres das escolas e das famílias

                                                                                                                                             Palestra única - 9h às 13h15

Público-alvo: mantenedores, diretores e coordenadores

Atualmente, a inclusão tem sido um desafio para as escolas de todo o país. A cobrança das famílias, a falta de profissionais capacitados e a ausência de conhecimento das escolas de como agir em determinadas situações só dificultam o cenário. 

Por essas razões, a palestra tem como objetivo trazer o conhecimento necessário para que os gestores e suas equipes possam agir dentro da Lei, de forma segura.

Abordaremos diversos tópicos importantes, como: Legislação inclusiva – leis que norteiam a inclusão na escola; acessibilidade; questões rotineiras (imposição de cotas por sala, grande quantidade de pessoas com deficiência por turma, diferença entre profissional de apoio, mediador e profissional especializado), dentre outros tópicos, que precisam ser entendidos e esclarecidos aos participantes.

IONARA OLIVEIRA

Advogada, especialista em Direito Educacional, Direito de Família e Processo Civil, pela Faculdade Baiana de Direito. 

Especialista em gestão escolar pela USP-Universidade de São Paulo. Mestranda em Direito. 

Professora da pós-graduação em Direito Educacional, na faculdade Verbo Jurídico. 

A brincadeira intencional promove aprendizagem significativa?

Público-alvo: professores da Educação Infantil

A brincadeira serve de incentivo à curiosidade, o encantamento, o questionamento e o conhecimento das crianças. Assim, o brincar ganha seu posto mais importante: ser estratégia metodológica no processo de aprendizagem. Um aprendizado além do conteúdo escolar, mas para a vida da criança. 

A oficina pretende levar os participantes a vivenciar uma sala de aula com diversas possibilidades de aprendizagem, por meio de cantos temáticos e outras formas de linguagem. 

DANIELA DUARTE MOREIRA DE AGUSTINI

Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Neurociência com ênfase em Educação. Pós-graduanda em Psicopedagogia. Professora da Educação Infantil no Colégio Piaget. Ministra aulas particulares para crianças especiais e com dificuldades de aprendizagens. 

A arte da inclusão funcional

Público-alvo: professores da Educação Infantil

Esta oficina tem como objetivo discutir as barreiras da inclusão funcional dos alunos atípicos em sala de aula regular. Abordaremos a funcionalidade do Plano Educacional Individualizado (PEI), adaptação de atividades e conteúdos, presença de Acompanhantes Terapêuticas (ATs) em sala da aula, bem como parceria dos núcleos escola-família-terapias, a fim de garantir que os alunos desenvolvam todas as suas possibilidades, dentro das reais limitações.

JULIANA SVENTKAUSKAS CAVALHEIRO

Formada em Pedagogia com especialização em Educação Infantil. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional,  Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). 

Professora de Educação Infantil, no Colégio Piaget, há 14 anos. 

Material Piaget na prática: a vivência que gera conhecimento

Público-alvo: professores da Educação Infantil

O Material Piaget coloca em prática ações consideradas fundamentais para o desenvolvimento infantil, especialmente nos aspectos motores, sociais, cognitivos e emocionais. 

A aprendizagem ocorre de maneira mais eficaz quando vivenciamos experiências de diferentes formas. Parecem simples brincadeiras, mas  na essência são importantes fontes de conhecimento e aprendizado. 

A oficina tem como objetivo levar os participantes a entender, na prática, como tornar os estudantes protagonistas do próprio conhecimento, utilizando um rico e poderoso recurso: o material didático do Sistema Piaget. 

LARISSA MENDES DE OLIVEIRA

Pós-graduada em Educação Infantil. Professora no Colégio Piaget há 10 anos, com rica experiência em todos os níveis de ensino na Educação Infantil. 

Arte, inclusão e competências socioemocionais

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental  - Anos Iniciais

Nesta oficina, os participantes refletirão sobre as competências socioemocionais, a partir de alguns conceitos como: valores, relações sociais e atuação pedagógica. Considerando a perspectiva inclusiva, serão abordados aspectos da teoria do DUA (Desenho Universal para a Aprendizagem), como o mito da normatividade e a eliminação de barreiras pedagógicas. 

Nesta oficina, além de refletir sobre esses conceitos relacionando-os com a prática pedagógica, os participantes vivenciarão o Rasaboxes, jogo de improvisação desenvolvido pelo diretor de teatro e pesquisador Richard Schechner. Essa proposta foi criada a partir da Teoria da Rasa, apresentada na obra indiana Natyasastra de Bharatamuni, articulada às teorias e práticas contemporâneas da psicologia e da neurociência. A vivência do jogo também será articulada à prática pedagógica e reflexões do encontro. 

A arte será elemento central, já que a expressão e a subjetividade são fundamentos das práticas artísticas. No processo de expressar-se, os sujeitos elaboram suas emoções e acontecimentos da vida, interagindo com os elementos da arte e com os outros. 

BEATRIZ MARSIGLIA

Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela UNESP e especialista em arte-educação pela ECA/USP. Atua há 10 anos na elaboração de materiais didáticos, orientações curriculares e formação de professores do Sistema SESI-SP de Ensino. 

Tem experiência como arte-educadora na educação básica da Rede estadual e municipal de São Paulo e da Rede SESI-SP de Ensino. Também é atriz-criadora do Coletivo Cênico Joanas Incendeiam, há 14 anos. 

O perfil de aprendizagem acadêmica de estudantes com TEA  e TDI

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais

A oficina visa capacitar educadores e profissionais da área da educação para enfrentar os desafios e barreiras relacionados à inclusão escolar, com foco especial no entendimento e atendimento às necessidades específicas de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do desenvolvimento intelectual (TDI). 

Dentre os pontos que serão abordados, destacamos: os desafios e barreiras da inclusão  escolar; a definição  e características de transtorno do espectro autista e transtorno do desenvolvimento intelectual; utilização de estratégias e materiais que podem ajudar na organização da rotina e inclusão deste público; como atender e lidar com as especificidades destes estudantes no dia a dia da sala de aula.

CÍNTIA PERINELLI

Pedagoga, possui experiência de 21 anos na área da educação, tendo atuado como professora, orientadora educacional e coordenadora pedagógica. Psicopedagoga e terapeuta infantil na Clínica Inclúdere, na cidade de Santo André-SP. Pós-graduanda em ABA pelo IEAC ( Instituto de Educação e Análise do Comportamento).

Teatro: imaginação, ação e expressão. Do faz de conta a relação com o mundo

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais

O teatro oferece uma oportunidade única para explorar o mundo da imaginação, utilizando brincadeiras, expressões, sensações, oralidade e interações sociais. Tanto na Educação Infantil, em seus diversos Campos de Experiência, quanto no Ensino Fundamental, a arte deve ser reconhecida como uma área crucial para o desenvolvimento integral e significativo da aprendizagem.

Nesta oficina formativa, propomos uma abordagem que utiliza as linguagens artísticas e os jogos teatrais como base para promover reflexões sobre temas como autoconhecimento, imaginação, criatividade, ampliação de repertório e acesso à cultura. O objetivo é proporcionar aos participantes uma experiência rica e imersiva, estimulando-os a se envolverem efetivamente com diversas formas de expressão artística e compreendendo a importância do desenvolvimento da consciência emocional, social e do autoconhecimento.

CLAUDIANE RIGOLO FERNANDES VAZ

Professora experiente em todos os níveis educacionais, desde a Educação Infantil até a Graduação, com habilidades em Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Atua como Analista Técnica Educacional, focada na formação de professores, e Especialista em Educação, com destaque na capacitação de gestores escolares. 

Exerce também o papel de Formadora de Formadores, abordando temas relacionados à Arte, Gestão Educacional e diversos segmentos educacionais. Sua prática inclui a ministração de cursos extracurriculares e a narração de histórias, enriquecendo ainda mais sua trajetória profissional e dedicação ao ensino e à arte.

Neuropsicomotricidade: motor e cognição a serviço da aprendizagem

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais

O pensar, o sentir e o realizar são indissociáveis. Seguindo nessa linha de pensamento, a oficina irá promover o ​​entendimento minucioso e investigativo do cérebro e da maneira como ele responde aos estímulos, utilizando ferramentas de Gamificação, Programação Neurolinguística, Neurociência e Hipnoterapia na aplicação de atividades práticas que podem ser realizadas dentro da sala de aula para potencializar a aprendizagem e a absorção dos conteúdos por parte dos estudantes. 

EVERTON RODRIGUES RIBEIRO

Coordenador de Esportes do Colégio Piaget, Consultor em Gestão Esportiva em mais de 50 colégios da região, Docente em curso de Graduação e Pós-Graduação em Neurociência Educacional, Terapeuta Cognitivo Comportamental, com ênfase em atletas de alta performance, e Produtor de conteúdos digitais. 

Graduado em Educação Física com especialização em Metodologia do Treinamento, em Administração e Marketing Esportivo, em Gestão Escolar, em Neurociência Educacional, em Neurociência Clínica, em Neurociência Forense e Estimulação Cognitiva, em Hipnose Clássica, em Hipnoterapia e Neurociência aplicada à mudança e Practitioner em Programação Neurolinguística.

A ludicidade no processo de alfabetização 

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais

A alfabetização marca um momento mágico na jornada da criança, abrindo as portas para a conexão com o mundo ao seu redor através da leitura e escrita. Reconhecendo a importância desse processo, esta oficina propõe uma abordagem lúdica, natural e prazerosa para a alfabetização.

Durante o curso, serão exploradas diversas estratégias ludicamente eficazes, cuidadosamente selecionadas para garantir que o aprendizado ocorra de maneira significativa. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar e aprimorar técnicas que estimulam o interesse e o engajamento das crianças, promovendo assim um ambiente de aprendizado enriquecedor e estimulante. 


FERNANDA SONA BATISTIOLI GOMES 

Pedagoga, pós-graduada em Educação Infantil, Ensino Superior e Neurociência. Trabalha com alfabetização há mais de 25 anos, incluindo a alfabetização de adultos (MOVA). Atualmente é professora do 1º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Piaget, e na Prefeitura de Santo André.

Identificação das dificuldades de aprendizagem e as formas de intervir

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Nesta oficina, convidamos a equipe docente a uma profunda reflexão sobre o processo de inclusão educacional. Abordaremos de forma crítica os conceitos de rótulo e estigma, buscando uma compreensão mais ampla e sensível das diferenças individuais dos alunos.

Além disso, será dedicado um espaço especial para distinguir entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem, promovendo uma abordagem mais precisa e personalizada na identificação e intervenção precoce.

Com um enfoque prático, a oficina proporcionará ferramentas concretas para capacitar os professores na criação de instrumentos de identificação de necessidades educacionais específicas. Também serão apresentadas estratégias comprovadas para superar as barreiras de aprendizagem dos estudantes, permitindo assim um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor para todos.

HELOÍSA SANTOS 

PRISCILA GARCIA

Priscila Garcia é diretora do Apoio Pedagógico Ação. Mestre em Educação, Neuropsicopedagoga e Neurocientista. 

Possui mais de 20 anos de experiência na área da Educação. 

Heloisa Santos é supervisora técnica e de treinamento na empresa Apoio Pedagógico Ação. 

Pós-graduada em Neurociência pela FM-USP  e Pedagoga pela USP.


Oficina de Leitores: Só ensina a ler o professor que entende a leitura

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Enfrentamos, no Brasil, graves problemas relacionados à leitura na formação dos estudantes na atualidade. 

Esta oficina tem como objetivo não apenas abordar os quatro processos leitores dos alunos e seus pré-requisitos, numa linha evolutiva da Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental, como também trabalhar com jogos e atividades leitoras que fazem toda a diferença. 

Durante a oficina, os participantes colocarão a "mão na massa" para compreender como evitar que os estudantes tenham problemas graves, como: oclusão, leitura silabada e falta de compreensão. 

JANAINA SPOLIDORIO

Neuropsicopedagoga e especialista em Educação; graduada em Letras, com pós-graduação em Consciência Fonológica, Tecnologias Aplicadas à Educação e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional; MBA em Marketing Digital. 

Autora dos livros Aula - Os Segredos e Neurogênese da Alfabetização, tem a atuação voltada para melhores soluções educacionais.

Sua carreira foi inteiramente dedicada à educação, somando mais de 25 anos de atuação. Capacita professores no Brasil e no Exterior, além de produzir material didático na linha da neuroeducação. 

Música e Ludicidade: vivências práticas

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais

A oficina tem como objetivo proporcionar aos participantes uma imersão nas possibilidades da Educação Musical, especialmente no contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Através de atividades práticas e vivências, os participantes serão convidados a explorar e refletir sobre o papel da música no processo educacional.

Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de se envolver em jogos e brincadeiras musicais, oferecendo-lhes uma experiência prática e sensorial da música. Essas atividades servirão como ponto de partida para reflexões profundas sobre o impacto das práticas musicais na aprendizagem significativa dos estudantes.

Além disso, serão conduzidas reflexões sobre abordagens pedagógicas relevantes, incluindo as teorias de David Ausubel e a abordagem Orff-Schuwerk. Essas reflexões visam fornecer aos participantes insights valiosos sobre como integrar a música de forma ativa e eficaz no ambiente educacional, promovendo assim uma experiência enriquecedora para os estudantes.

RENATA DE OLIVEIRA SEGUCHI

Pedagoga graduada pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em educação musical pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). É cantora popular, com registro na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), além de performista em bandas, grupos musicais e teatrais. Atua no magistério há mais de 27 anos, sendo atualmente coordenadora pedagógica na Prefeitura Municipal de Diadema. 

Produção de um miniterrário - Um ecossistema na palma da mão 

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental  - Anos Iniciais

Em nossa oficina de construção de miniterrários fechados, oferecemos uma oportunidade valiosa para professores explorarem o tema da ecologia e sustentabilidade com suas turmas. 

Este ambiente prático permite que educadores incentivem a conscientização ambiental de forma tangível, enquanto os estudantes aprendem sobre o ciclo da vida, interações ecossistêmicas e práticas de conservação. Com essa experiência, os professores podem enriquecer seus planos de aula e capacitar os estudantes a se tornarem defensores ativos do meio ambiente.

RODRIGO BARBASSA

Biólogo, apaixonado pela vida. Professor responsável pela disciplina de Biologia e Itinerários formativos de Ciências da Natureza no Colégio Piaget. 

Graduado pelo Centro Universitário Fundação Santo André com pós-graduação em Ensino de Zoologia Geral e Divulgação Científica, esta última, pela Universidade do Porto, Portugal. 

É membro fundador do BioParque Macuco, espaço localizado na cidade de Mauá, que atua no resgate da fauna silvestre, além de promover cursos para biólogos, veterinários e áreas relacionadas. 

Educação inclusiva: propostas universalistas para as diferentes formas de aprender

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Para viabilizar a implementação da prática universal, é necessário evidenciar a equidade por meio da acessibilidade no processo educativo para a participação e aprendizagem de todos os estudantes. 

Este curso tem como objetivo discutir o currículo na diversidade, apresentando as diferentes possibilidades de avanços pedagógicos para todos os estudantes, inclusive aqueles que apresentam condições diferenciadas por meio dos princípios do DUA (Desenho Universal da Aprendizagem). 

SORAIA ROMANO

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos; Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo; Especialista em Neuropsicopedagogia, Direito Educacional e Fonoaudiologia Educacional. 

Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação para Surdos do Colégio Rio Branco. Vice- coordenadora do Comitê de Políticas Públicas de Educação do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Gestão 2023-2025. 

Formadora do Curso de Alfabetização ALFADEF pelo Ministério da Educação/SEAD. Formadora em Acessibilidade pela Consultoria Inclua. Docente da pós-graduação em Educação em diversas universidades particulares. 

Metodologias ativas no ensino de língua estrangeira

Público-alvo: professores da Educação Infantil | Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Nesta oficina, serão apresentadas algumas estratégias de aprendizagem ativa e como ajudar os estudantes a se beneficiarem desses recursos nas aulas de língua estrangeira. 

A oficina tem como objetivo encontrar ótimas maneiras de envolver as crianças em seu próprio aprendizado e aproveitar ao máximo seu potencial.

VALÉRIA DE FATIMA MONTEIRO

Proficiência em Inglês certificada pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e no Brasil pela Cultura Inglesa (FCE). Tem formação pelo Cel-Lep (níveis básico, intermediário e avançado) e Alumini (secretária bilíngue). Participou de intercâmbios na Inglaterra e nos EUA.  

Ministra aulas de Inglês para todos os segmentos educacionais há mais de 25 anos. 

É autora do material de Inglês da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Sistema Piaget. 

Transtornos de Aprendizagem: adaptações de provas e atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental 

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais

A oficina tem como objetivo orientar e capacitar os professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais para desenvolver estratégias personalizadas de adaptação de provas e atividades, permitindo que cada estudante tenha a chance de prosperar academicamente, independentemente de suas necessidades específicas.

ADRIANA PIZZO NASCIMENTO ALVES

Fonoaudióloga, pedagoga e psicopedagoga. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa. 

Coordenadora Técnica CAEM - Centro de Atendimento Especializado Multidisciplinar da Prefeitura de Santo André.  

Diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem 

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Esta oficina oferece uma abordagem abrangente sobre os transtornos e dificuldades mais comuns encontrados dentro da sala de aula, capacitando educadores a identificá-los e implementar estratégias eficazes para promover o desenvolvimento dessas crianças. 

Durante a oficina, exploraremos os sinais de transtornos, como TDAH, dislexia, autismo, e dificuldades de aprendizagem, além de discutir métodos práticos para criar um ambiente inclusivo e de apoio para todos os alunos. Com uma combinação de teoria e prática, os participantes serão capacitados a adaptar seu ensino e implementar intervenções personalizadas, visando ao sucesso acadêmico e emocional de cada criança na sala de aula. 

IZABEL CRISTINA OLIVEIRA DIAS

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos em Psicologia da Saúde – CEPSIC – HCFMUSP. 

Psicóloga colaboradora do Programa de Transtornos Afetivos da Infância e Adolescência (PRATA), do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do IPq-HCFMUSP. 

Pós-graduanda em Gestão Estratégica de Empresas de Saúde no Albert Einstein - Instituto Israelita de ensino e pesquisa. 

Fundadora da Psicokids ABC.

Como potencializar o trabalho em grupo com o uso de metodologias ativas?

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais

Para que o aluno seja protagonista durante sua jornada em grupo, precisamos de um professor ativo, estratégico e que tenha condições de mediar, orientar, direcionar e até dar feedbacks durante o processo de aprendizagem.

Nesta oficina,  os participantes vivenciarão, na prática,  a aplicação de metodologias ativas em grupos de trabalho e entender/perceber o papel real do professor como mediador, orientador, direcionador e, principalmente, como ser estratégico durante todo o processo de aprendizagem.​ 

PEDRO ROBERT PEREIRA DE SOUSA

Imparável e incansável na busca de melhores resultados e de uma educação significativa. 

Especialista em gestão escolar e educação matemática. Licenciado em Matemática e Pedagogia. 

Facilitador em metodologias ativas e práticas de sala de aula, além de estudioso sobre melhores performances e estratégias dentro da sala de aula. 

Coordenador pedagógico do  Colégio Piaget, SBC. 

Educação financeira na sala de aula com ferramentas simples e acessíveis

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais - e Ensino Médio

Esta oficina convida educadores a repensarem a abordagem tradicional da educação financeira, explorando temas que desenvolvem Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) de forma acessível, divertida e profundamente significativa.

Partindo da ideia de que a educação financeira vai além das simples operações matemáticas, esta oficina oferece estratégias inovadoras para abordar esse tema crucial. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os participantes aprenderão a promover competências como responsabilidade, tomada de decisão e pensamento crítico em seus alunos.

Ao longo da oficina, serão explorados diversos contextos que podem servir como disparadores de reflexões sobre educação financeira, desde eventos históricos até situações do cotidiano, como festas escolares e problemas ambientais. Essa abordagem ampla e interdisciplinar permitirá aos educadores integrar a educação financeira de forma orgânica ao currículo, incentivando o engajamento dos estudantes com questões sociais, ambientais e econômicas.

Ao final da oficina, os participantes sairão equipados com novas ideias e recursos para transformar a maneira como ensinam educação financeira, contribuindo para a formação de cidadãos éticos, responsáveis e conscientes.

ECLERSON PIO MIELO 

Bacharel em Matemática pela USCS. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV. Mestre Profissional em Docência e Gestão Educacional pela USCS. 

Como utilizar a avaliação para a melhoria das aprendizagens?

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais - e Ensino Médio

Nesta oficina, abordaremos o conceito de planejamento reverso  e as suas contribuições para que a avaliação se torne cada vez mais formativa, possibilitando o aprimoramento constante da prática docente e a melhoria das aprendizagens dos estudantes. 

Por meio da tematização de práticas,  os participantes poderão refletir sobre possibilidades em diferentes contextos educacionais e aprofundar seus conhecimentos.  

KARINA STEFANIN PEREIRA

Formada em Letras pelo Centro Universitário Padre Anchieta, de Jundiaí, possui MBA em Gestão Empreendedora pela UFF e Mestrado em Educação pela PUC-SP. 

Atua com Formação Continuada de Professores e de Gestores há mais de 15 anos e, nos últimos anos, tem se dedicado a estudos e coordenação de processos na área de Avaliação Educacional. 

É professora de Pós-Graduação, ministrando aulas em cursos destinados a professores e gestores escolares. 

Sala de aula invertida e a Neurociência: o que você ainda não descobriu

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais- e Ensino Médio

Durante a oficina, os participantes serão convidados a conhecer um pouco mais das metodologias ativas (principalmente, a sala de aula invertida e suas modalidades) pelo viés da Neurociência. Descobrirão, a partir disso e com base em evidências científicas, por que aplicar esse tipo de metodologia pode ser tão benéfico para o aprendizado dos nossos estudantes. Ademais, os participantes também poderão trocar ideias sobre Educação e usar os conhecimentos adquiridos através de uma atividade prática, a ser realizada em conjunto com os outros educadores presentes.

NATHÁLIA MODESTO DE MELO

Graduada em Letras (Espanhol e Português) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e pós-graduada em Neurociência Aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 

Atualmente, leciona as disciplinas de Espanhol, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, e Português, para o Ensino Fundamental - Anos Finais, no Colégio Piaget. Também é autora de materiais didáticos.

Dificuldades de aprendizagem: o que fazer?

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais - e Ensino Médio

Devemos ressaltar que todo ser humano  é singular, apresentando habilidades, aptidões e  dificuldades peculiares. E como lidar com as dificuldades? 

O  ponto de partida para  intervenções funcionais é compreender como o seu estudante aprende e quais  estímulos foram proporcionados durante o seu  desenvolvimento e aprendizado. Será apenas uma dificuldade de aprendizagem ou um transtorno das habilidades escolares (Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Desortografia)? 

A oficina abordará todos esses aspectos, a partir das experiências apresentadas pelos participantes. Serão discutidas estratégias que podem impulsionar os estudantes a atingir os objetivos propostos no ano escolar, de acordo com cada faixa etária e as particularidades de cada um. 

PATRICIA DO NASCIMENTO CARVALHO

Psicóloga Clínica, Psicopedagoga Clínica e Institucional. 

Especialista em Transtornos Comportamentais Escolares, Neuropsicóloga Clínica e Graduanda em  Psicopedagogia com base na análise do comportamento. 

Conexão com a realidade: estratégias para uma aprendizagem significativa

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental - Anos Finais - e Ensino Médio

No dia a dia da sala de aula, podemos estabelecer inúmeras conexões com a realidade do aluno. Isso faz com que a aprendizagem seja significativa. 

Nesta oficina, vamos trabalhar algumas estratégias e ferramentas, como o uso de filmes e séries, para que o conteúdo trabalhado nas aulas realmente seja assimilado pelos estudantes.

ERIKA RINALDI

Pós-graduada em Português - Língua e Literatura - pela Universidade Metodista de São Paulo, graduada em Letras (Português e Espanhol) pela USP. 

Professora de Redação na rede particular de ensino (Colégio Piaget - SBC) e coordenadora dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. 

Autora e editora no Sistema Piaget. 

Inteligência Artificial na Educação: Tecendo caminhos personalizados para uma aprendizagem significativa

Público-alvo: professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Finais - e Ensino Médio

Esta oficina oferece uma visão abrangente sobre o papel crescente da Inteligência Artificial (IA) na transformação da educação, desde o histórico do desenvolvimento das tecnologias até as tendências emergentes para o futuro.

Exploraremos como a IA pode analisar dados comportamentais e acadêmicos complexos dos alunos para identificar padrões, necessidades e preferências de aprendizado, proporcionando uma base sólida para a personalização do ensino. Além disso, discutiremos tecnologias específicas de IA, como sistemas de recomendação e plataformas adaptativas, e como elas podem ser aplicadas de forma eficaz para personalizar atividades e facilitar o planejamento educacional.

Ao longo da oficina, serão compartilhadas estratégias práticas para a implementação dessas tecnologias em ambientes educacionais, abordando desafios potenciais e apresentando soluções viáveis. Examinaremos também o impacto comprovado da personalização via IA na melhoria da experiência de aprendizagem e no alcance de resultados educacionais mais significativos, por meio de evidências e estudos de caso.

Por fim, promoveremos uma reflexão sobre o futuro da personalização do aprendizado mediado por IA, considerando os avanços tecnológicos e as mudanças nas práticas educacionais, para inspirar os participantes a se prepararem para as oportunidades e desafios que estão por vir nesta área inovadora da educação.

LEANDRO AUGUSTO DE MORAIS

Neuropsicólogo especialista em Análise do Comportamento Aplicada e Educação Especial. Coordenador do Curso de ABA e Neurociência e Autismo da Faculdade CENSUPEG. MBA em Gestão e Inovação de Serviços de Saúde. 

Supervisor Clínico. Diretor do NCEI Clínica e Consultoria. Mais de 20 anos de experiência em intervenção ABA para TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e DI (Deficiência Intelectual).